O Projeto Barro Branco Sonoro é um projeto de música experimental que disponibiliza faixas musicais com os sons da natureza na Chapada Diamantina.
Na Chapada Diamantina os extensos períodos de seca são características naturais de sua localização. Nas estiagens, sua vegetação torna-se um poderoso combustível para o fogo. A realidade natural mal gerida por parte da sociedade fez de novembro e dezembro de 2015 meses de extensas linhas de fogo, com grande perda da fauna e da flora local. A região onde está o Barro Branco, povoado histórico de Lençóis, foi uma das áreas mais afetadas nesse incêndio.
Meses antes do início dos incêndios, no início do inverno, o Projeto Barro Branco Sonoro iniciou uma sabatina de três meses de captação dos sons em diversos locais no entorno da vila, entre cavernas, leitos de rios, trilhas diversas, com a intenção de registrar a paisagem sonora e criar faixas musicais com música experimental de relaxamento e transmutação.
Com os sons registrados, deu-se início à mixagem das faixas e logo veio a temporada de incêndios. À exceção do estúdio base do projeto, uma casa na Vila do Barro Branco, todos os lugares onde foi realizada a captação sonora foram incendiados.
O material produzido, resguarda a paisagem sonora da Chapada Diamantina antes dos incêndios e está disponibilizado gratuitamente no site do projeto, realizado pelo grupo a finada orquestra, com recursos Secult (BA).
Acesse barrobrancosonoro.com.br e conheça mais do projeto. Não esqueça o fone de ouvido!


  • Published: 2 anos ago on 13 de fevereiro de 2016
  • By:
  • Last Modified: fevereiro 14, 2016 @ 12:29 am
  • Filed Under: Notícias

Apoio